Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro e promover uma cultura de prevenção de acidentes são prioridades em nossas operações. Identificamos e avaliamos aspectos, impactos, perigos e riscos, eliminando-os, sempre que possível. Também asseguramos os recursos necessários para prevenção e rápida resposta a emergências e crises, alinhados às melhores práticas do setor. Nosso compromisso inclui o estímulo à consulta e à participação dos colaboradores e das partes interessadas em questões de saúde, segurança e sustentabilidade.
A promoção da cultura de prevenção de acidentes inclui a identificação, análise e avaliação de riscos, além do reporte proativo de desvios operacionais e comportamentais, com aprendizados a partir da investigação das causas de ocorrências. Nossos processos de SSO abrangem:
Buscamos promover o desenvolvimento de nossos parceiros para que eles alcancem altos padrões de desempenho e maturidade em cultura de segurança. Entre os processos de gestão de contratadas destacam-se:
Manual de Gestão do contrato de Operação e Manutenção;
Manual de Gestão de Contratadas;
Requisitos de QSMS para contratadas;
Regras e Regulamentos para contratadas;
Gestão por meio da API 2220;
Programa de Reconhecimento de SSO de Contratadas, premiado na distinção bronze no Prêmio Proteção Brasil de 2022.
Mantemos estrutura de gestão de emergências e crises baseada na metodologia do Incident Command System (ICS), com abordagem padronizada para comando, controle e coordenação de resposta a emergências e crises, além de hierarquia que define responsabilidades específicas. A metodologia do ICS prevê duas fases:
Fase de gestão da emergência, acionada quando há necessidade de planos adicionais para controle, resposta e gerenciamento de crise. Pode implicar no acionamento do Comitê de Gestão de Crises.
Fase na qual nossos Planos de Controle de Emergência (PCE), Plano de Emergência Individual (PEI), Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e Plano de Área são ativados e executados.
A gestão engloba recursos humanos e materiais compartilhados no Terminal 1, como sala de emergência, profissionais de saúde, socorristas, bombeiros, ambulâncias, caminhão e bomba tanque para combate a incêndios, sistemas para resgate em altura, espaço confinado e encarceramento, entre outros.
Desde 2018, mantemos também um plano anual de treinamentos para gestão de competência, com conteúdo teórico, prático e mentorias, além de simulados funcionais e de mobilização de recursos para testar e praticar as habilidades desenvolvidas. Nossa gestão de emergências e crises é amparada ainda por planos e normas e qualificada pela Base de Prontidão de Atendimento a Emergências.
Estabelece a sistemática dos procedimentos de prevenção a serem adotados em emergências ambientais, de saúde e segurança.
Institui as ações para eventuais situações emergenciais de vazamentos de óleo no terminal com potencial de afetar a integridade física das pessoas, causar danos ao nosso patrimônio e/ou de terceiros ou gerar impactos ambientais, conforme requisitos estabelecidos na Resolução Conama 398/08
Estabelece medidas e procedimentos para prevenção, controle e resposta a emergências relacionadas à Covid-19, com foco na proteção dos colaboradores e da comunidade.
Integra os planos de controle de emergências das empresas instaladas no Porto do Açu, com ações conjuntas de preparação e resposta a incidentes. Visa fornecer recursos humanos e materiais para suprir ou melhorar a eficiência da capacidade de resposta individual das empresas integrantes.
Clique e acesse o Plano de Auxílio Mútuo (PAM)
Coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), prevê a participação integrada de todos os terminais em operação no Porto do Açu para atendimento a emergências de óleo no mar, além de instituições de interesse, como Marinha do Brasil, Defesa Civil e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). É ainda integrado ao Plano Nacional de Contingência.
Estabelece as responsabilidades e regras para assegurar uma gestão de crises adequada e padronizada, definindo diretrizes para situações que possam ameaçar ou afetar nossos negócios.
Base própria, com estrutura de cercos preventivos nas operações de transbordo entre navios e resposta à emergência de derramamento de óleo nas nossas áreas internas e externas. A base funciona ininterruptamente (24 horas por dia e 7 dias por semana), com recursos dedicados de profissionais, instalações e equipamentos.
Mantemos planos, programas e procedimentos para identificação, análise e avaliação dos riscos ocupacionais mapeados em nosso negócio, bem como diretrizes para a eliminação ou mitigação das fontes de riscos. Destacam-se:
Para desenvolver habilidades e competências de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (SSO) nos colaboradores, com base em requisitos legais e treinamentos operacionais, promovemos capacitações principalmente sobre:
Visamos garantir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores por meio de um ambiente de trabalho saudável, diverso, justo e inclusivo. Nesse propósito, a gestão da saúde ocupacional tem foco na prevenção e no controle dos acidentes de trabalho e doenças e engloba os seguintes processos: