Com vistas ao desenvolvimento de empresas e comunidades de nosso entorno, bem como para a manutenção da licença social para operarmos, buscamos diálogo aberto e transparente, comunicando com clareza e transparência os planos de crescimento de nossos negócios. Em conjunto com o Grupo Prumo, atuamos ainda para a contratação de mão de obra local, com destaque para a Rede de Empregabilidade.

Estímulo ao diálogo aberto, contínuo e transparente

Estabelecemos relacionamento transparente com as comunidades próximas ao nosso terminal, contribuindo para os seus desenvolvimentos econômico, social e ambiental. Desde 2021, também mantemos um Plano de Atuação Social, no âmbito do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, com diálogos frequentes com a população do entorno e estabelecimento de estratégia e acompanhamento das ações. Um destaque é o Projeto ConversAções, um canal permanente de contribuição ao aprimoramento do diálogo e da comunicação clara e transparente com stakeholders locais estratégicos, para a conquista e manutenção da confiança das comunidades vizinhas.
Para garantia da saúde e promoção do bem-estar, atuamos por meio do Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu, conduzido em parceria com a Porto do Açu Operações, Ferroport e Gás Natural Açu, que foi fundamental para o estabelecimento de ações de combate à pandemia da Covid-19. Em 2021, disponibilizamos um canal independente e aberto para atendimento e relacionamento, acessível pelo número 0800 729 0810 – opção 3 e operado em uma estrutura compartilhada com a Porto do Açu Operações.

Capacitação e contratação de fornecedores locais

Priorizamos, sempre que possível, a contratação de empresas localizadas no entorno do Porto do Açu, de modo a propiciar o desenvolvimento regional. Também atuamos para contribuir com a capacitação e profissionalização de fornecedores locais, em parcerias, como as realizadas com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que incluíram a realização de workshop de Desenvolvimento de Fornecedores Locais para o Porto do Açu, com ferramentas de gestão e de mercado direcionadas a micro e pequenas empresas das cidades de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e Quissamã. Planejamos ainda a realização de rodadas de negócio, de modo a manter atualizados em nosso sistema os cadastros de fornecedores locais.

Educação ambiental e comunicação social
programa de formação e capacitação de Agentes Multiplicadores Ambientais

Com inspiração na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvemos o projeto Agentes Multiplicadores para formação, entre os colaboradores do Terminal I, de multiplicadores de educação ambiental entre os colegas de trabalho e públicos externos, como famílias e comunidades. Para isso, estimulamos a reflexão sobre a relevância e a responsabilidade da atuação em compromisso com a conservação ambiental, disponibilizando informações socioambientais.

Em linha com o Plano de Ação Nacional de Conservação dos Pequenos Cetáceos e da Toninha, desenvolvemos o Programa de Olho no Mar. A ação inclui treinamentos acerca da identificação e registros dos cetáceos avistados, como botos-cinza, toninhas e baleias jubarte, e está ancorada em nosso Plano de Educação Ambiental.