Vast Infraestrutura realiza Simulado Anual do Plano de Emergência Individual

A Vast Infraestrutura realizou em outubro o Simulado Anual do Plano de Emergência Individual (PEI) no modelo full deployment, com o acionamento e mobilização real de 100% dos recursos da companhia, somados aos recursos do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), coordenado pela Porto do Açu.

Com a participação de autoridades, clientes e empresas parceiras, o simulado também serviu para que estes stakeholders pudessem avaliar de perto a capacidade da empresa de resposta a emergências e testar seus próprios processos e fluxos de comunicação nestes cenários. O simulado mobilizou toda a Estrutura Organizacional de Resposta a Emergências (EOR) da Vast, que reúne integrantes nos postos de comando da sede, no Rio de Janeiro, e do T-Oil, no Porto do Açu, em São João da Barra. Ao todo, 141 pessoas foram mobilizadas.

No exercício deste ano, nove dos 12 clientes da Vast enviaram representantes para acompanhar o simulado, inclusive de forma presencial. Além disso, também estiveram presentes órgãos como o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Marinha do Brasil, lideranças da comunidade local e empresas parceiras, como a Wilson Sons, Ferroport, Otamerica, OceanPact Serviçoes Marinhos e EnvironPact Sustentabilidade e Resiliência, e observadores da OSRL.

O simulado mobilizou ainda 13 membros da comunidade pesqueira local, capacitados em limpeza de praia por meio do projeto Mar Atento, do qual a Vast é parceira.

Segurança é um valor inegociável para a empresa e os colaboradores. O desempenho da Vast no simulado reflete o grau de maturidade em preparação e resposta a emergências alcançado pela companhia e o preparo da equipe e parceiros para lidar com cenários adversos.

Confira abaixo como foi este dia: