Trilhas de Descarbonização da Vast Infraestrutura

Ciente de sua responsabilidade na trajetória rumo a um mundo menos intensivo em carbono e de forma a melhor orientar suas ações nesse sentido, a Vast Infraestrutura estabeleceu duas trilhas prioritárias dentro da sua Jornada de Descarbonização: uma que visa o desenvolvimento de infraestrutura para apoiar a eletrificação de embarcações e outra que busca promover o uso de combustíveis com menor pegada de carbono no setor marítimo.

E a empresa vem dando passos importantes nas duas. No que diz respeito à eletrificação de embarcações, além do atracadouro de rebocadores inaugurado no T-Oil em 2024, em parceria com a Wilson Sons, e a ampliação desse fornecimento de energia por terra (onshore power supply) também para outras embarcações de apoio, a Vast assinou, neste ano, um memorando de entendimento com o Porto de Roterdã para estudar as possibilidades de eletrificação de navios-tanque em escala global.

Já com relação ao fomento do uso de combustíveis com menor pegada carbônica no setor, o ano de 2025 trouxe um grande marco: a 1ª operação de abastecimento com HVO do setor marítimo brasileiro, realizada no Terminal de Líquidos do Açu (TLA) da Vast. O uso do combustível, também conhecido como diesel verde, nos rebocadores que atuam no T-Oil pode reduzir em até 80% a emissão de dióxido de carbono dessas embarcações, reduzindo a pegada de carbono das operações de transbordo da Vast.

Os resultados alcançados até aqui são motivo de orgulho para a companhia, que trabalha continuamente para alcançar ainda mais e potencializar um futuro cada vez mais sustentável.