Açu Petróleo e Total assinam contrato para operações de transbordo no Porto do Açu

A Açu Petróleo e a petroleira Total assinaram contrato para a realização de operações de transbordo de petróleo no terminal da empresa, no Porto do Açu, localizado no Estado do Rio de Janeiro.

O contrato atenderá prioritariamente os campos de Lapa, Mero, Berbigão e Sururu, localizados na Bacia de Santos, utilizando navios classe Suezmax e VLCC. Com 25 metros de profundidade, o terminal da Açu Petróleo é o único privado brasileiro habilitado a receber navios da classe VLCC, que tem capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru. 

“Acreditamos que este importante marco reforça, uma vez mais, a confiança do mercado na Açu Petróleo como a empresa a oferecer a mais eficiente solução logística de movimentação de petróleo no Atlântico Sul. Estamos comprometidos em oferecer infraestrutura e serviços de movimentação de petróleo de forma segura, eficiente e sustentável a nossos clientes”, afirma Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Açu Petróleo.

Desde que começou a operar, em 2016, já foram movimentados 140 milhões de barris de petróleo no terminal da Açu Petróleo. Cabe destacar que a movimentação realizada somente em 2019 foi de 72 milhões de barris de petróleo. Além da Total, também operam através do Terminal as empresas Galp, Petrobras, Repsol, Shell e Equinor.