Clique e acesse o Plano de Auxílio Mútuo (PAM)
SAÚDE E SEGURANÇA
OCUPACIONAL
Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro e promover uma cultura de prevenção de acidentes são prioridades em nossas operações. Identificamos e avaliamos aspectos, impactos, perigos e riscos, eliminando-os, sempre que possível. Também asseguramos os recursos necessários para prevenção e rápida resposta a emergências e crises, alinhados às melhores práticas do setor. Nosso compromisso inclui o estímulo à consulta e à participação dos colaboradores e das partes interessadas em questões de saúde, segurança e sustentabilidade.
Prevenção
de acidentes
A promoção da cultura de prevenção de acidentes inclui a identificação, análise e avaliação de riscos, além do reporte proativo de desvios operacionais e comportamentais, com aprendizados a partir da investigação das causas de ocorrências. Nossos processos de SSO abrangem:
Gestão de contratadas
Buscamos promover o desenvolvimento de nossos parceiros para que eles alcancem altos padrões de desempenho e maturidade em cultura de segurança. Entre os processos de gestão de contratadas destacam-se:
- Manual de Gestão do contrato de Operação e Manutenção;
- Manual de Gestão de Contratadas;
- Requisitos de QSMS para contratadas;
- Regras e Regulamentos para contratadas;
- Gestão por meio da API 2220;
- Programa de Reconhecimento de SSO de Contratadas, premiado na distinção bronze no Prêmio Proteção Brasil de 2022.
Gestão de emergências e crises
Mantemos estrutura de gestão de emergências e crises baseada na metodologia do Incident Command System (ICS), com abordagem padronizada para comando, controle e coordenação de resposta a emergências e crises, além de hierarquia que define responsabilidades específicas. A metodologia do ICS prevê duas fases:
1
Proativa
Fase de gestão da emergência, acionada quando há necessidade de planos adicionais para controle, resposta e gerenciamento de crise. Pode implicar no acionamento do Comitê de Gestão de Crises.
2
Reativa
Fase na qual nossos Planos de Controle de Emergência (PCE), Plano de Emergência Individual (PEI), Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e Plano de Área são ativados e executados.
A gestão engloba recursos humanos e materiais compartilhados no Terminal 1, como sala de emergência, profissionais de saúde, socorristas, bombeiros, ambulâncias, caminhão e bomba tanque para combate a incêndios, sistemas para resgate em altura, espaço confinado e encarceramento, entre outros.
Desde 2018, mantemos também um plano anual de treinamentos para gestão de competência, com conteúdo teórico, prático e mentorias, além de simulados funcionais e de mobilização de recursos para testar e praticar as habilidades desenvolvidas. Nossa gestão de emergências e crises é amparada ainda por planos e normas e qualificada pela Base de Prontidão de Atendimento a Emergências.
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Gestão de riscos ocupacionais e de processo
Mantemos planos, programas e procedimentos para identificação, análise e avaliação dos riscos ocupacionais mapeados em nosso negócio, bem como diretrizes para a eliminação ou mitigação das fontes de riscos. Destacam-se:
- Investigação e Análise de Acidentes e Incidentes;
- Procedimento de Gerenciamento de Riscos Operacionais e Aspectos Ambientais;
- Avaliações de riscos ambientais para monitoramento contínuo de agentes aos quais nossos colaboradores possam estar expostos;
- Compromisso da liderança e abordagem comportamental;
- Gestão de mudanças.
Regras que salvam vidas
Premissas básicas de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (SSO), as Regras de Ouro devem ser seguidas integralmente por nossas equipes, sem sobreporem ou substituírem demais requisitos legais aplicáveis. Elas foram criadas a partir das maiores criticidades de riscos de nosso negócio e abrangem:
- Trabalho em altura – Proteja-se contra uma queda ao trabalhar em altura.
- Bloqueio e etiquetagem – Verifique o isolamento de energia zero antes do início das atividades.
- Espaço confinado – Obtenha autorização antes de entrar em um espaço confinado.
- Permissão de Trabalho – Somente trabalhe com uma Permissão de Trabalho válida.
- Movimentação de carga com segurança – Planeje operações seguras de içamento e não ande debaixo de cargas suspensas.
- Dirigir com segurança – Use o cinto de segurança, obedeça aos limites de velocidade e não`use celular enquanto estiver dirigindo.
Gestão de treinamentos
Para desenvolver habilidades e competências de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (SSO) nos colaboradores, com base em requisitos legais e treinamentos operacionais, promovemos capacitações principalmente sobre:
- Normas Regulamentadoras;
- Políticas, normas, planos, programas e procedimentos internos.
SAÚDE E BEM-ESTAR
Visamos garantir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores por meio de um ambiente de trabalho saudável, diverso, justo e inclusivo. Nesse propósito, a gestão da saúde ocupacional tem foco na prevenção e no controle dos acidentes de trabalho e doenças e engloba os seguintes processos:
Programa de Controle
Médico de Saúde
Ocupacional (PCMSO)
Com a identificação, análise e avaliação dos riscos ocupacionais, nosso médico do trabalho determina, por meio do PCMSO, os controles médicos preventivos necessários para garantir o rastreio e a detecção precoce de quaisquer agravos à saúde relacionados ao trabalho.
Ergonomia
ocupacional
Engloba o controle ergonômico nos âmbitos físico, cognitivo e organizacional, com monitoramentos e ações periódicas para proteger a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Qualidade
de Vida
Visa disponibilizar ferramentas e recursos necessários para a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores, com cuidados físico, emocional e social. Entre as ações estão sessões de terapia (Psicologia Viva) e estímulo à prática de esportes (Gympass).
Prevenção
à Covid-19
Estabelece medidas e procedimentos para a prevenção e o controle da propagação da Covid-19. Durante a pandemia, englobou ações como o Plano de Contingência Covid-19; Norma de Trabalho Virtual; fornecimento de teste diagnóstico no domicílio do colaborador; teleconsulta com médicos; plano para retorno das atividades no escritório; Regras de Ouro para prevenção à Covid-19; premissas e fases de retorno; e treinamentos e comunicação.
SAÚDE E
SEGURANÇA
OCUPACIONAL
Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro e promover uma cultura de prevenção de acidentes são prioridades em nossas operações. Identificamos e avaliamos aspectos, impactos, perigos e riscos, eliminando-os, sempre que possível. Também asseguramos os recursos necessários para prevenção e rápida resposta a emergências e crises, alinhados às melhores práticas do setor. Nosso compromisso inclui o estímulo à consulta e à participação dos colaboradores e das partes interessadas em questões de saúde, segurança e sustentabilidade.
Prevenção
de acidentes
A promoção da cultura de prevenção de acidentes inclui a identificação, análise e avaliação de riscos, além do reporte proativo de desvios operacionais e comportamentais, com aprendizados a partir da investigação das causas de ocorrências. Nossos processos de SSO abrangem:
Gestão de contratadas
Buscamos promover o desenvolvimento de nossos parceiros para que eles alcancem altos padrões de desempenho e maturidade em cultura de segurança. Entre os processos de gestão de contratadas destacam-se:
- Manual de Gestão do contrato de Operação e Manutenção;
- Manual de Gestão de Contratadas;
- Requisitos de QSMS para contratadas;
- Regras e Regulamentos para contratadas;
- Gestão por meio da API 2220;
- Programa de Reconhecimento de SSO de Contratas, premiado na distinção bronze no Prêmio Proteção Brasil de 2022.
Gestão de emergências e crises
Mantemos estrutura de gestão de emergências e crises baseada na metodologia do Incident Command System (ICS), com abordagem padronizada para comando, controle e coordenação de resposta a emergências e crises, além de hierarquia que define responsabilidades específicas. A metodologia do ICS prevê duas fases:
1
Proativa
Fase de gestão da emergência, acionada quando há necessidade de planos adicionais para controle, resposta e gerenciamento de crise. Pode implicar no acionamento do Comitê de Gestão de Crises.
2
Reativa
Fase na qual nossos Planos de Controle de Emergência (PCE), Plano de Emergência Individual (PEI), Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e Plano de Área são ativados e executados.
A gestão engloba recursos humanos e materiais compartilhados no Terminal 1, como sala de emergência, profissionais de saúde, socorristas, bombeiros, ambulâncias, caminhão e bomba tanque para combate a incêndios, sistemas para resgate em altura, espaço confinado e encarceramento, entre outros.
Desde 2018, mantemos também um plano anual de treinamentos para gestão de competência, com conteúdo teórico, prático e mentorias, além de simulados funcionais e de mobilização de recursos para testar e praticar as habilidades desenvolvidas. Nossa gestão de emergências e crises é amparada ainda por planos e normas e qualificada pela Base de Prontidão de Atendimento a Emergências.
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Gestão de riscos ocupacionais e de processo
Mantemos planos, programas e procedimentos para identificação, análise e avaliação dos riscos ocupacionais mapeados em nosso negócio, bem como diretrizes para a eliminação ou mitigação das fontes de riscos. Destacam-se:
- Investigação e Análise de Acidentes e Incidentes;
- Procedimento de Gerenciamento de Riscos Operacionais e Aspectos Ambientais;
- Avaliações de riscos ambientais para monitoramento contínuo de agentes aos quais nossos colaboradores possam estar expostos;
- Compromisso da liderança e abordagem comportamental;
- Gestão de mudanças.
Regras que salvam vidas
Premissas básicas de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (SSO), as Regras de Ouro devem ser seguidas integralmente por nossas equipes, sem sobreporem ou substituírem demais requisitos legais aplicáveis. Elas foram criadas a partir das maiores criticidades de riscos de nosso negócio e abrangem:
- Trabalho em altura – Proteja-se contra uma queda ao trabalhar em altura.
- Bloqueio e etiquetagem – Verifique o isolamento de energia zero antes do início das atividades.
- Espaço confinado – Obtenha autorização antes de entrar em um espaço confinado.
- Permissão de Trabalho – Somente trabalhe com uma Permissão de Trabalho válida.
- Movimentação de carga com segurança – Planeje operações seguras de içamento e não ande debaixo de cargas suspensas.
- Dirigir com segurança – Use o cinto de segurança, obedeça aos limites de velocidade e não`use celular enquanto estiver dirigindo.
Gestão de treinamentos
Para desenvolver habilidades e competências de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (SSO) nos colaboradores, com base em requisitos legais e treinamentos operacionais, promovemos capacitações principalmente sobre:
- Normas Regulamentadoras;
- Políticas, normas, planos, programas e procedimentos internos.
SAÚDE E BEM-ESTAR
Visamos garantir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores por meio de um ambiente de trabalho saudável, diverso, justo e inclusivo. Nesse propósito, a gestão da saúde ocupacional tem foco na prevenção e no controle dos acidentes de trabalho e doenças e engloba os seguintes processos:
Programa de Controle
Médico de Saúde
Ocupacional (PCMSO)
Com a identificação, análise e avaliação dos riscos ocupacionais, nosso médico do trabalho determina, por meio do PCMSO, os controles médicos preventivos necessários para garantir o rastreio e a detecção precoce de quaisquer agravos à saúde relacionados ao trabalho.
Ergonomia
ocupacional
Engloba o controle ergonômico nos âmbitos físico, cognitivo e organizacional, com monitoramentos e ações periódicas para proteger a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Qualidade
de Vida
Visa disponibilizar ferramentas e recursos necessários para a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores, com cuidados físico, emocional e social. Entre as ações estão sessões de terapia (Psicologia Viva) e estímulo à prática de esportes (Gympass).
Prevenção
à Covid-19
Estabelece medidas e procedimentos para a prevenção e o controle da propagação da Covid-19. Durante a pandemia, englobou ações como o Plano de Contingência Covid-19; Norma de Trabalho Virtual; fornecimento de teste diagnóstico no domicílio do colaborador; teleconsulta com médicos; plano para retorno das atividades no escritório; Regras de Ouro para prevenção à Covid-19; premissas e fases de retorno; e treinamentos e comunicação.