Desde 2015 recebemos visitas de duas espécies de trinta-réis nos terminais do Porto do Açu: trinta-réis de bando (Thalasseus acuflavidus) e trinta-réis de bico vermelho (Sterna  irundinacea) que migram anualmente em busca de local para  alimentação e reprodução.

Diante disso, vimos a oportunidade de desenvolver um projeto voluntário de proteção e conservação dessas espécies.

O Projeto Aves do Açu, iniciado em 2022, tem como foco principal a conservação e manejo dos trinta-réis, que são aves migratórias que anualmente visitam o terminal para se reproduzirem, permanecendo entre o período de abril a setembro.

O projeto está ancorado em 3 pilares: Pesquisa; Educação/Disseminação e Conservação/Manejo de espécies, e se desdobram em 3 linhas de atuação que serão desenvolvidas ao longo de 5 anos, sendo elas:

  1. Pesquisa, conservação e manejo dos trinta réis no terminal;
  2. Pesquisa, conservação e manejo da avifauna costeira em Unidades de Conservação da Região;
  3. Mapeamento de rotas migratórias, enriquecimento da fauna e da flora e expansão das atividades para as Unidades de Conservação.

No primeiro ano do projeto, demos início a linha de ação (i) – Pesquisa, conservação e manejo dos trinta réis no terminal.

Para isso, em abril deste ano, iniciamos o monitoramento dessas espécies incluindo a proteção e manejo dos ninhos e filhotes, abundância, sucesso reprodutivo e anilhamento dos filhotes.

O anilhamento permite a identificação do indivíduo de forma que sejam cadastrados em um banco de dados nacional. Esta ação foi realizada junto com os nossos colaboradores próprios e terceiros causando grande comoção, engajamento e sensibilização com o projeto.

Além disso, foi observado que as espécies de trinta-réis de bico vermelho (Sterna  irundinacea), buscavam áreas com maior presença humana, pois proporcionava menor ameaça para as aves conferindo melhor desenvolvimento dos ovos e filhotes.

Com o monitoramento intensivo, manejo direcionado e estratégias de mitigação, entendemos que o terminal pode se tornar uma área estratégica para proteção e conservação dessas espécies.

Alguns resultados destaques do projeto em 2023:

  • 426 trinta-réis-de-bico-vermelho utilizando o terminal para reprodução;
  • 213 ninhos identificados e protegidos;
  • Acompanhamento de 293 ovos;
  • 96 filhotes nascidos;
  • 77 filhotes criados com sucesso.