Notícias

Projeto Aves do Açu promove ações educativas em São João da Barra

Ao final de sua temporada de 2023, o projeto Aves do Açu, iniciativa 100% voluntária da Vast Infraestrutura, deu novos passos importantes em sua atuação. O projeto, que tem como objetivo monitorar e preservar as aves da espécie trinta-réis que frequentam o terminal de petróleo da empresa, no Porto do Açu, promoveu duas ações de sensibilização na Reserva Caruara: o workshop “Os desafios do enfrentamento à Gripe Aviária (H5N1) em 2023 sobre diferentes óticas” e a exposição itinerante do Aves do Açu.

O workshop reuniu representantes das três esferas do governo, gestores de Unidades de Conservação, especialistas em aves silvestres e lideranças da comunidade local de São João da Barra para um debate sobre o impacto da influenza aviária no Brasil, em especial na região norte fluminense, criando uma importante troca de conhecimentos e contribuindo para o enfrentamento da emergência zoosanitária.

Já a exposição do projeto Aves do Açu teve como objetivo educar os visitantes quanto aos hábitos, comportamentos e ciclo reprodutivo dos trinta-réis, além de apresentar o projeto e seus importantes resultados.

Essas ações refletem as diretrizes da Política de Sustentabilidade da Vast e faz parte do compromisso da empresa com a região onde atua.